FACULDADE CECAPE REALIZA BLITZ SOBRE O AGOSTO LILÁS

Foto: Marketing CECAPE – Estudantes do período da manhã da Faculdade CECAPE na ação “Agosto Lilás”

Centro de Apoio Educacional (CAE), da Faculdade CECAPE, realizou, na última quinta-feira (31) de agosto, uma ação em alusão ao “Agosto Lilás”, mês de conscientização pelo fim da violência contra as mulheres, as atividades foram realizadas no período da manhã e da tarde, com a participação do estudantes dos estudantes dos cursos de Odontologia e Tecnologia em Radiologia.

Os estudantes construíram cartazes informativos e distribuíram panfletos, em ambos os sinais, da Av. Padre Cícero, em frente a Faculdade CECAPE. Logo, o objetivo da ação é proporcionar mais informações sobre como a população pode entrar em contato com os canais de comunicação para denunciar os casos de violência contra as mulheres.

Essa ação também foi realizada no período da tarde, proporcionando uma maior visibilidade ao Agosto Lilás para a comunidade interna e externa da faculdade e, assim como no período da manhã, as duas vias da Av. Padre Cícero foram ocupadas pelos estudantes mostrando os cartazes e efetuando a entrega dos panfletos informativos.

Foto: Marketing CECAPE – Estudantes do período da tarde da Faculdade CECAPE na ação “Agosto Lilás”

Segundo a Coordenadora Micaele Feitosa, Diretora Acadêmica na Faculdade CECAPE, a realização de ações como essa são de extrema valia para o corpo discente, docente e para a sociedade:

“É importante lembrar que o combate à violência doméstica e familiar é uma responsabilidade coletiva. Daí a importância de realizarmos ações junto à comunidade pois, desta forma, estaremos construindo uma sociedade mais igualitária e promovendo uma cultura de respeito e empatia”, destacou.

Ela ainda ressaltou a importância do desenvolvimento dos debates sobre a temática:

“O debate sobre a Violência Doméstica e familiar é uma oportunidade valiosa para promover mudanças positivas na mentalidade dos estudantes e quando essas ações transcendem a sala de aula, como foi o caso da Blitz Educativa realizada hoje, conseguimos estender a conscientização sobre a importância do tema à toda sociedade”, afirma.

Imagens do Evento (link para uma nova aba)

Campanha “Agosto Lilás”

“Agosto Lilás” é uma campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra as mulheres que surgiu com o objetivo de proporcionar uma maior visibilidade com relação à Lei Maria da Penha, conscientizar, sensibilizar a sociedade sobre a necessidade do fim da violência contra a mulher, informar sobre os especializados da rede de atendimento às mulheres em situação de violência.

Essa campanha nasceu em 2016, sendo idealizada pela Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SPPM), em comemoração aos 10 anos da Lei Maria da Penha, reunindo várias entidades governamentais e não-governamentais. Essa ação mobilizou diversos estados do Brasil alcançando assim uma aderência à nível nacional rapidamente.

Segundo os dados da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos cerca de 31 mil denúncias foram realizadas, até a metade do ano de 2022. Ainda segundo esses dados, os maiores índices de violência foram física, sexual, psicológica, moral e patrimonial. Logo, a campanha do “Agosto Lilás” permanece como uma forma de resistência e combate a essa prática.

Blitz Agosto Lilás

Centro de Apoio Educacional (CAE)

Contato: (88) 9 8802-5893