FACULDADE CECAPE CELEBRA 16 ANOS COM MAIS DE 10 MIL ESTUDANTES FORMADOS NAS PÓS-GRADUAÇÕES

Foto: Marketing CECAPE – Inauguração do novo campus da Faculdade CECAPE

Nos anos 2000, o cenário do ensino de Odontologia, no Cariri, era muito complicado para os/as profissionais buscavam uma especialização. Aqueles e aquelas que tinham o desejo  de continuar seus estudos e aperfeiçoar suas técnicas tinham que ir para os grandes centros, longe da sua família e dos seus consultórios.

Logo, para mudar essa realidade foi criado, em 2005, nasceu o Centro Caririense de Pós-Graduação CECAPE, proporcionando aos cirurgiões-dentistas continuarem seus estudos, aperfeiçoamentos e especializações sem a necessidade de sair da região.

No dia 05 de setembro de 2007, foi inaugurada a primeira sede da CECAPE. Para marcar essa expansão, foi desenvolvido pela instituição o primeiro Congresso Sul Cearense de Odontologia da região do Cariri, reunindo mais de 600 profissionais, professores, mestres e doutores, firmando a instituição como um polo de ensino odontológico.

Foto: Marketing CECAPE – Primeiro Prédio da Faculdade CECAPE

A instituição passou 3 anos com esse formato, ofertando pós-graduações, mas logo alçou novos voos e horizontes, ampliando sua grade de ensino para quem buscava um diferencial. Logo, os cursos técnicos foram disponibilizados mantendo, em sua essência, os pilares basilares da instituição.

Em 2017, a CECAPE passou a ser chamada de Faculdade CECAPE. Nessa oportunidade, a instituição abriu sua primeira graduação, em Odontologia, oferecendo tanto aos estudantes da região tanto do Cariri quanto de outras localidades mais uma oportunidade de ingressar no ensino superior.

A graduação em Odontologia, aqui na CECAPE, tem duração de 5 anos (10 semestres), foi autorizada pelo Ministério da Educação por meio da Portaria 445 do dia 30/09/2019, publicada no Diário Oficial da União em 01/10/2019. Com o tempo e determinação, foi atingida a nota 5, conceito máximo, do Ministério da Educação (MEC), no curso de Odontologia.

Foto: Marketing CECAPE – Laboratório Pré-Clínico de Odontologia

O objetivo da graduação em odontologia é formar profissionais capacitados para trabalhar em todas as áreas odontológicas. Porém, sempre com a humanização em primeiro plano desde o atendimento até a execução dos procedimentos. Além disso, a instituição também realiza o sorteio de um consultório odontológico para os estudantes, sorteio que acontece sempre no Dia Dentista, 25 de outubro.

Para facilitar, ainda mais, a formação dos graduandos em Odontologia, a instituição desenvolveu um programa de assistência estudantil que consiste no empréstimo de alguns instrumentais, durante toda a graduação, na instituição, para os estudantes. (link nova aba)

Em 2022, a instituição inaugurou mais uma graduação em Tecnologia em Radiologia, com duração de 3 anos (6 semestres), no formato tecnólogo e sendo a única instituição da região com aulas presenciais. Elevando assim, o nível do compromisso com a educação e proporcionando aos estudantes novas alternativas no ensino superior.

Foto: Marketing CECAPE – Laboratório de radiologia da Faculdade CECAPE

Sobre a graduação em Tecnologia em Radiologia, da Faculdade CECAPE (link para uma nova aba), ela tem como objetivo formar profissionais capacitados para realizar atividades desde o preparo dos pacientes, na utilização dos materiais e equipamentos para exames, até a aplicação de radioterapia, além da produção de imagens e gráficos eficientes para serem utilizados no auxílio dos diagnósticos.

O desenvolvimento dos cursos técnicos não ficou atrás das graduações e a instituição expandiu as oportunidades desses cursos na região do Cariri, atualmente, são mais de 6 alternativas, em diversas áreas do conhecimento, com objetivo de diversificar as oportunidades dos estudantes adentrarem o mercado de trabalho.

A Faculdade CECAPE segue na constante batalha para facilitar o ingresso dos, logo disponibiliza várias oportunidades de bolsas e financiamentos estudantis, como Fies, Novo Fies, ProUni, Educa+Brasil, Fundacred, Quero Bolsa, facilitando a entrada daqueles/as que querem ingressar nos cursos de Odontologia ou Tecnologia em Radiologia.

Além das oportunidades acima, a Faculdade CECAPE criou o programa FIES 85%  (link para uma nova aba) que permite aos interessados no FIES ingressarem no curso de graduação de forma imediata, com um desconto de 85% nas mensalidades, sem precisar esperar o resultado da chamada regular e/ou da lista de espera do FIES.

Esse processo de crescimento favoreceu a ampliação das estruturas da faculdade, reunindo sete laboratórios em: Pré-Clínico; Multidiciplinar; Microbiologia; Microscopia; Informática; Bioquímica; Anatomia (link para uma nova aba). São mais de 100 consultórios equipados para atender tanto a comunidade externa quanto interna.

Foto: Marketing CECAPE – Aula de Prótese Dentária em um dos consultórios da Faculdade CECAPE

A instituição, mesmo com pouco tempo, oferece, além das duas graduações, mais de 50 pós em diversas áreas (saúde, educação, administração, dentre outras), são mais de 10 mil estudantes formados. Além de ter uma especialização voltada para os/as técnicos/as como uma opção para continuar seus estudos.

Nesses 16 anos de história, foram alcançadas grandes conquistas e muitos desafios foram superados, porém sabemos que ainda há muito o que fazer e superar, porém a Faculdade CECAPE segue firme e forte nos seus objetos e pilares basilares com o compromisso, em primeiro lugar, de proporcionar o melhor para os seus estudantes e para a região do Cariri.

Faculdade CECAPE