Compreende-se como atividade de extensão aquela oriunda da relação entre a Instituição de Ensino Superior (IES) e a sociedade, mediante um processo de interação social. As atividades de extensão devem atender às diretrizes de impacto, diálogo e interdisciplinaridade, as quais deverão estar visíveis nas suas ações e na produção acadêmica por elas geradas. As atividades de extensão devem produzir impacto social, pela possibilidade de construção e de transformação, e devem ultrapassar o predomínio de ações pontuais e limitadas, mesmo que estas tenham efeitos positivos. As intervenções propiciadas devem ser organizadas, tendo como referência as crises e os principais problemas sociais, identificados, estudados e transformados através de um planejamento estratégico. Devem estar voltadas para os interesses e necessidades da maioria da população, devendo incluir o planejamento conjunto aos movimentos sociais para, assim, permitir a superação das desigualdades e da exclusão social. Sendo assim, as atividades não devem ser vistas apenas como instrumento de mudança diante dos problemas sociais, mas devem também contemplar um resultado de retroalimentação, gerando transformações na própria IES. Com relação ao diálogo, as atividades de extensão devem estar pautadas na ideia de interação entre a instituição de ensino e a sociedade, com intuito de gerar benefícios mútuos, de construção de redes de interlocutores e implementadores. Devem propiciar a construção de um espaço para compreensão das demandas da sociedade e para articulação política entre pessoas e organizações. Devem ainda priorizar uma interação com os segmentos sociais de exclusão, com vistas à construção de um pacto pelo desenvolvimento, justiça e equidade. Com respeito à interdisciplinaridade, é necessária a articulação intersetorial, interprofissional e interdisciplinar, não só pela dimensão, complexidade e diversidade dos problemas a serem trabalhados, mas também pelo aporte de conceitos, modelos e metodologias complementares e de afirmação dos compromissos. As linhas de extensão devem incluir grandes temas, tais como desenvolvimento urbano, desenvolvimento regional, educação continuada de gestores e/ ou profissionais de sistemas públicos, meio ambiente, educação ambiental, desenvolvimento de sistemas sociais e promoção de saúde, dentre outros. A linha temática Promoção de Saúde pode conter os seguintes temas: Saúde da Família e Comunidade; Promoção da saúde, Saúde da mulher, Saúde do homem, Saúde do idoso, Saúde do jovem e adolescente, Saúde da criança, Saúde mental, Saúde do trabalhador, Saúde da pessoa com deficiência, Aids e Infecção Sexualmente Transmissível, Assistência farmacêutica, Transplante de órgãos e tecidos, Urgência e Emergência, Vigilância em saúde, Gestão estratégica e participativa, Reabilitação, Comunicação clínica, Educação e comunicação em saúde.
Atualmente o processo de ensino e aprendizagem preocupa-se em adquirir a cada dia novas estratégias metodológicas no contexto da educação e da formação. Neste sentido, é necessário que as instituições formadoras sejam comprometidas com a transformação do perfil dos futuros profissionais da saúde, por meio da incorporação de estratégias de reorientação dirigidas ao campo da formação e desenvolvimento de competências e habilidades profissionais, construídas com base nos princípios e diretrizes do sistema público de saúde, além de fundamentadas no conceito ampliado de saúde e na utilização de metodologias ativas de ensino-aprendizagem. A monitoria acadêmica é um passo importante para o estudante que pretende trilhar a carreira docente. Trata-se de um serviço que colabora na formação dos discentes nas atividades de ensino, pesquisa e extensão, e que objetiva despertar nos alunos-monitores o interesse pelo professorado, além de contribuir para a melhoria da qualidade do processo ensino-aprendizagem, solucionando ou minimizando as dificuldades em relação à disciplina objeto da monitoria. Propiciar ao aluno oportunidade de desenvolver habilidades para iniciação à docência; colaborar com os professores para o desenvolvimento e aperfeiçoamento das atividades técnico-didáticas; promover a cooperação acadêmica entre docentes e discentes; e promover a troca de experiência entre os discentes. O novo profissional exigido pelas últimas reformas curriculares dos cursos da área da saúde tem perfil humanista, crítico e reflexivo, para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual. Assim como houve mudanças nos perfis dos profissionais de saúde, as IES estão passando por um necessário movimento de transformação no processo de ensino, superando a metodologia tradicional associada à memorização e ao trabalho docente dirigido à explanação de conteúdos e à retenção da atenção. Portanto, educar o cidadão consiste em um processo de “ensinar a pensar certo”, indo além da transmissão de conteúdos e estimulando o educando a exercer a reflexão crítica e transformadora, levando em consideração os diferentes saberes necessários à sua formação e a aplicabilidade desses conhecimentos à realidade na qual os estudantes estão inseridos
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |