A Kariri Science – CECAPE Educational & Social Research é uma revista científica
dedicada à publicação de pesquisas originais nas áreas da educação, ciências
humanas e sociais, com ênfase em campos como pedagogia, psicologia, serviço
social, sociologia, filosofia, antropologia, direito, políticas públicas e programas de pós-
graduação afins. O periódico tem como missão disseminar o conhecimento científico e
promover o debate acadêmico, contribuindo para o avanço do pensamento crítico e
para o desenvolvimento social.
Com uma abordagem inclusiva e plural, a revista incentiva a submissão de trabalhos
de autores provenientes de diversas instituições, regiões e contextos acadêmicos. Os
manuscritos submetidos passam por um processo rigoroso de avaliação por pares,
conduzido por especialistas da área, assegurando a qualidade, a consistência teórica
e metodológica e a relevância social dos estudos publicados.
A Kariri Science – CECAPE Educational & Social Research é um periódico de acesso
aberto, o que significa que todo o seu conteúdo está disponível gratuitamente para
pesquisadores, profissionais e o público em geral. Essa política visa ampliar o alcance,
o impacto social das pesquisas e democratizar o acesso ao conhecimento científico.
A revista valoriza práticas de ciência aberta, incentivando a publicação de dados e
protocolos de pesquisa sempre que possível, promovendo a transparência, a ética e a
reprodutibilidade no fazer científico. Os pareceres são elaborados com base em
critérios técnicos e oferecidos de forma construtiva, com o objetivo de contribuir para o
aprimoramento contínuo dos trabalhos.
A Kariri Science – CECAPE Educational & Social Research acredita na construção
colaborativa do saber e no potencial transformador da produção científica na educação
e nas ciências sociais aplicadas. Seu compromisso é ser um espaço de diálogo
acadêmico, contribuindo com reflexões que impactem positivamente a sociedade e o
fortalecimento das práticas educativas, jurídicas e sociais.
A Educational & Social Research será uma revista acadêmica interdisciplinar que se concentrará em
pesquisas que promovam o diálogo entre as áreas de educação e ciências sociais. A revista terá como objetivo
publicar estudos originais, revisões e artigos teóricos que abordarão temas contemporâneos e desafiadores
dentro das seguintes áreas:
Educação:
Ciências Sociais:
Tipos de Artigos Aceitos
A Educational & Social Research aceitará os seguintes tipos de artigos:
Os artigos submetidos à Kariri Science – CECAPE Educational & Social Research,
que estiverem de acordo com a política editorial e com as Diretrizes para Autores,
serão primeiramente avaliados quanto à adequação temática, originalidade e
conformidade formal. Aprovados nessa etapa inicial, os manuscritos seguirão para
análise de similaridade por meio de software antiplágio (Plagius). Em casos de
detecção de índice elevado de similaridade textual não justificada, o artigo será
rejeitado. A decisão final sobre essa etapa é responsabilidade da equipe editorial.
Os manuscritos aprovados serão então encaminhados para avaliação por pareceristas
ad hoc, previamente selecionados pelos Editores, com reconhecida expertise na
temática abordada. Cada manuscrito será submetido a dois revisores. Em caso de
pareceres divergentes, um terceiro revisor será consultado para decisão final. O tempo
médio estimado para todo o processo de revisão é de até 60 dias, podendo se
estender em função da demanda editorial.
A revista adota o sistema double blind peer review, garantindo o anonimato mútuo
entre autores e avaliadores, de forma a assegurar a imparcialidade da avaliação. Os
nomes dos autores são removidos dos arquivos enviados aos pareceristas, e a
identidade dos revisores permanece confidencial.
Os pareceres dos revisores podem resultar em três decisões editoriais:
a) Aceitação integral;
b) Aceitação condicionada a reformulações;
c) Rejeição do manuscrito.
Em todas as situações, os autores serão comunicados formalmente sobre o resultado
da avaliação, com os pareceres anexados para conhecimento e possível adequação
do texto, quando necessário.
A decisão final sobre a publicação dos manuscritos cabe exclusivamente aos Editores,
os quais podem realizar ajustes gramaticais, ortográficos e de formatação para
adequação ao estilo da revista.
Quando identificados problemas de redação ou inadequações estruturais, o
manuscrito será devolvido aos autores para as devidas correções, com prazo
específico para retorno. O não cumprimento dos prazos estabelecidos poderá resultar
na rejeição do trabalho.
Importante: Artigos submetidos fora das normas de formatação estabelecidas pela
revista poderão ser rejeitados de forma imediata, sem avaliação de mérito.
A Educational & Social Research será uma revista trimestral, com edições publicadas em março, junho, setembro e dezembro de cada ano.
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
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