Ir para o conteúdo
  • Sou Aluno
  • Sou Professor
  • WhatsApp
Facebook Instagram Youtube
  • Institucional
    • A Cecape
    • Editais e Regulamentos
    • Manual Do Aluno
    • Regimento
  • Pesquisa & Extensão
    • Banco de Dentes Humanos
    • CEP – Comitê de Ética e Pesquisa
    • CECAPE Prepara
    • CECAPE Publica
    • COPPEX
    • Revista – Kariri Science
  • Infraestrutura
    • Biblioteca
    • Laboratórios
    • CAE
    • CPA
    • Núcleo de Empregabilidade (NUEMP)
    • NUADHI
    • Ouvidoria
  • Cecape TEC
  • Graduação
    • Vestibular 2025.1
    • Nossos Cursos
    • Atividades Complementares
    • Calendário Acadêmico
    • Consulta de Diplomas
    • Sorteio do Consultório
  • Pós-Graduação
  • Institucional
    • A Cecape
    • Editais e Regulamentos
    • Manual Do Aluno
    • Regimento
  • Pesquisa & Extensão
    • Banco de Dentes Humanos
    • CEP – Comitê de Ética e Pesquisa
    • CECAPE Prepara
    • CECAPE Publica
    • COPPEX
    • Revista – Kariri Science
  • Infraestrutura
    • Biblioteca
    • Laboratórios
    • CAE
    • CPA
    • Núcleo de Empregabilidade (NUEMP)
    • NUADHI
    • Ouvidoria
  • Cecape TEC
  • Graduação
    • Vestibular 2025.1
    • Nossos Cursos
    • Atividades Complementares
    • Calendário Acadêmico
    • Consulta de Diplomas
    • Sorteio do Consultório
  • Pós-Graduação
Inscreva-se
Search
  • Institucional
    • A Cecape
    • Editais e Regulamentos
    • Manual Do Aluno
    • Regimento
  • Pesquisa & Extensão
    • Banco de Dentes Humanos
    • CEP – Comitê de Ética e Pesquisa
    • CECAPE Prepara
    • CECAPE Publica
    • COPPEX
    • Revista – Kariri Science
  • Infraestrutura
    • Biblioteca
    • Laboratórios
    • CAE
    • CPA
    • NUADHI
    • Núcleo de Empregabilidade (NUEMP)
    • Ouvidoria
  • Cecape TEC
  • Graduação
    • Vestibular 2025.1
    • Nossos Cursos
    • Atividades Complementares
    • Calendário Acadêmico
    • Consulta de Diplomas
    • Sorteio do Consultório
  • Pós-Graduação
  • Institucional
    • A Cecape
    • Editais e Regulamentos
    • Manual Do Aluno
    • Regimento
  • Pesquisa & Extensão
    • Banco de Dentes Humanos
    • CEP – Comitê de Ética e Pesquisa
    • CECAPE Prepara
    • CECAPE Publica
    • COPPEX
    • Revista – Kariri Science
  • Infraestrutura
    • Biblioteca
    • Laboratórios
    • CAE
    • CPA
    • NUADHI
    • Núcleo de Empregabilidade (NUEMP)
    • Ouvidoria
  • Cecape TEC
  • Graduação
    • Vestibular 2025.1
    • Nossos Cursos
    • Atividades Complementares
    • Calendário Acadêmico
    • Consulta de Diplomas
    • Sorteio do Consultório
  • Pós-Graduação
Inscreva-se
Search
  • Institucional
    • A Cecape
    • Editais e Regulamentos
    • Manual Do Aluno
    • Regimento
  • Pesquisa & Extensão
    • Banco de Dentes Humanos
    • CEP – Comitê de Ética e Pesquisa
    • CECAPE Prepara
    • CECAPE Publica
    • COPPEX
    • Revista – Kariri Science
  • Infraestrutura
    • Biblioteca
    • Laboratórios
    • CAE
    • CPA
    • NUADHI
    • Núcleo de Empregabilidade (NUEMP)
    • Ouvidoria
  • Cecape TEC
  • Graduação
    • Vestibular 2025.1
    • Nossos Cursos
    • Atividades Complementares
    • Calendário Acadêmico
    • Consulta de Diplomas
    • Sorteio do Consultório
  • Pós-Graduação
  • Institucional
    • A Cecape
    • Editais e Regulamentos
    • Manual Do Aluno
    • Regimento
  • Pesquisa & Extensão
    • Banco de Dentes Humanos
    • CEP – Comitê de Ética e Pesquisa
    • CECAPE Prepara
    • CECAPE Publica
    • COPPEX
    • Revista – Kariri Science
  • Infraestrutura
    • Biblioteca
    • Laboratórios
    • CAE
    • CPA
    • NUADHI
    • Núcleo de Empregabilidade (NUEMP)
    • Ouvidoria
  • Cecape TEC
  • Graduação
    • Vestibular 2025.1
    • Nossos Cursos
    • Atividades Complementares
    • Calendário Acadêmico
    • Consulta de Diplomas
    • Sorteio do Consultório
  • Pós-Graduação
Inscreva-se
  • Institucional
    • A Cecape
    • Editais e Regulamentos
    • Manual Do Aluno
    • Regimento
  • Pesquisa & Extensão
    • Banco de Dentes Humanos
    • CEP – Comitê de Ética e Pesquisa
    • CECAPE Prepara
    • CECAPE Publica
    • COPPEX
    • Revista – Kariri Science
  • Infraestrutura
    • Biblioteca
    • Laboratórios
    • CAE
    • CPA
    • NUADHI
    • Núcleo de Empregabilidade (NUEMP)
    • Ouvidoria
  • Cecape TEC
  • Graduação
    • Vestibular 2025.1
    • Nossos Cursos
    • Atividades Complementares
    • Calendário Acadêmico
    • Consulta de Diplomas
    • Sorteio do Consultório
  • Pós-Graduação
  • Institucional
    • A Cecape
    • Editais e Regulamentos
    • Manual Do Aluno
    • Regimento
  • Pesquisa & Extensão
    • Banco de Dentes Humanos
    • CEP – Comitê de Ética e Pesquisa
    • CECAPE Prepara
    • CECAPE Publica
    • COPPEX
    • Revista – Kariri Science
  • Infraestrutura
    • Biblioteca
    • Laboratórios
    • CAE
    • CPA
    • NUADHI
    • Núcleo de Empregabilidade (NUEMP)
    • Ouvidoria
  • Cecape TEC
  • Graduação
    • Vestibular 2025.1
    • Nossos Cursos
    • Atividades Complementares
    • Calendário Acadêmico
    • Consulta de Diplomas
    • Sorteio do Consultório
  • Pós-Graduação
  • Atual
  • Arquivo
  • Anúncios
  • Expediente
  • Sobre
    • Sobre a Revista
    • Submissões
    • Equipe Editorial
    • Declaração de Privacidade
    • Contato
  • Atual
  • Arquivo
  • Anúncios
  • Expediente
  • Sobre
    • Sobre a Revista
    • Submissões
    • Equipe Editorial
    • Declaração de Privacidade
    • Contato
Search
APRESENTAÇÃO
FOCO E ESCOPO
PROCESSO DE AVALIAÇÃO PELOS PARES
PERIODICIDADE
POLÍTICA DE ACESSO LIVRE
APRESENTAÇÃO

A Kariri Science – CECAPE Nursing é uma revista científica dedicada à
publicação de pesquisas originais no campo da Enfermagem, com ênfase na
prática clínica baseada em evidências, gestão do cuidado, políticas de saúde, formação profissional, saúde coletiva, segurança do paciente, tecnologias em
saúde e educação em enfermagem.


Com o compromisso de fomentar a excelência científica e fortalecer a prática da
enfermagem orientada por evidências, o periódico busca promover a disseminação de
conhecimentos técnico-científicos que impactem positivamente a qualidade do
cuidado, a tomada de decisão clínica e o desenvolvimento de políticas de saúde mais
eficazes e humanizadas.


A revista adota uma abordagem inclusiva, plural e interdisciplinar, incentivando a
submissão de manuscritos de pesquisadores, profissionais e docentes vinculados a
diferentes instituições, regiões e contextos assistenciais e acadêmicos. Os artigos
submetidos passam por um rigoroso processo de avaliação por pares, com revisão
cega e análise crítica por especialistas da área, assegurando o rigor metodológico, a
consistência teórica e a relevância científica e social dos estudos.


Kariri Science – CECAPE Nursing é um periódico de acesso aberto, permitindo
que seu conteúdo esteja disponível gratuitamente para enfermeiros, pesquisadores,
gestores, educadores, estudantes e o público em geral. Essa política visa ampliar o
acesso ao conhecimento científico, favorecer a implementação da prática baseada em
evidências em diferentes realidades e contribuir para a redução de desigualdades no
acesso à informação qualificada em saúde.


A revista valoriza e adota os princípios da ciência aberta, incentivando a publicação de
dados de pesquisa, protocolos clínicos, revisões sistemáticas, metassínteses, ensaios
clínicos, estudos observacionais e outros delineamentos que apoiem a tomada de
decisões clínicas informadas. A transparência, a reprodutibilidade e a ética científica
são pilares fundamentais em nosso processo editorial.
Os pareceres emitidos pelos avaliadores seguem critérios técnicos e são redigidos de
forma construtiva, com o objetivo de contribuir para o aprimoramento contínuo dos
trabalhos submetidos, respeitando a originalidade, a relevância e o potencial de
impacto de cada estudo.


A Kariri Science – CECAPE Nursing acredita no potencial transformador da
pesquisa em enfermagem e no fortalecimento da profissão por meio da
produção de conhecimento rigoroso, ético e socialmente comprometido. A
revista se consolida como um espaço de diálogo acadêmico e profissional,
promovendo reflexões que impulsionem a melhoria das práticas assistenciais,
gerenciais, educacionais e de pesquisa em saúde, com foco no cuidado centrado na
pessoa, na segurança e na efetividade das ações de enfermagem.

FOCO E ESCOPO

Kariri Science – CECAPE Nursing | Evidence-Based Health Research

A Kariri Science – CECAPE Nursing é uma revista acadêmica interdisciplinar que publica estudos que promovem o avanço do conhecimento científico na área da Enfermagem e das Ciências da Saúde, com ênfase na Prática Baseada em Evidências. A revista tem como missão divulgar pesquisas de alta qualidade metodológica que fundamentam decisões clínicas, políticas públicas em saúde, formação profissional e inovação no cuidado.

A publicação contempla trabalhos que dialogam com diferentes campos da saúde, como Enfermagem, Saúde Coletiva, Epidemiologia, Medicina Preventiva, Gestão de Serviços de Saúde, Educação em Saúde e Políticas de Saúde Pública. Todos os estudos publicados priorizam abordagens metodológicas robustas, replicáveis e socialmente relevantes.

Áreas de Interesse – Saúde e Enfermagem:

  • Prática clínica baseada em evidências
  • Segurança do paciente e qualidade do cuidado
  • Gestão em enfermagem e sistemas de saúde
  • Políticas públicas e redes de atenção à saúde
  • Formação profissional e desenvolvimento docente na saúde
  • Avaliação de tecnologias em saúde
  • Saúde digital, telessaúde e inovação assistencial
  • Promoção da saúde e prevenção de doenças
  • Cuidados paliativos e humanização da atenção
  • Equidade, diversidade e inclusão nos serviços de saúde
  • Pesquisa translacional e impacto clínico

 

Tipos de Artigos Aceitos

A Kariri Science – CECAPE Nursing aceita uma ampla variedade de manuscritos que fortalecem a produção científica na saúde e na enfermagem, com foco no rigor metodológico, na relevância clínica e na aplicabilidade prática. A revista valoriza estudos que contribuem efetivamente para a Prática Baseada em Evidências e para a tomada de decisão informada nos diversos contextos do cuidado em saúde.

Os tipos de artigos aceitos incluem, mas não se limitam a:

  • Artigos de Pesquisa Original: apresentam resultados de estudos empíricos inéditos, com abordagens quantitativas, qualitativas ou mistas, voltados ao aprimoramento do cuidado, da gestão em saúde, da formação profissional ou da formulação de políticas públicas.
  • Estudos Observacionais: descrevem ou analisam fenômenos de interesse na área da saúde, com delineamentos como coorte, caso-controle, seccionais (transversais), entre outros, fornecendo evidências sobre associações, fatores de risco, prevalências e incidências.
  • Estudos Epidemiológicos: investigam padrões de saúde, doença e seus determinantes em populações, com base em métodos estatísticos e análises populacionais robustas.
  • Estudos com Dados Secundários: utilizam bases de dados já existentes (como registros administrativos, sistemas de informação em saúde ou grandes inquéritos nacionais) para responder a perguntas relevantes e inovadoras sobre a realidade do sistema de saúde.
  • Revisões Sistemáticas e Meta-Análises: realizam síntese estruturada da literatura com base em métodos rigorosos de busca, seleção, avaliação da qualidade e integração dos achados, fortalecendo a prática baseada em evidências.
  • Revisões de Literatura Narrativas: apresentam análises abrangentes e críticas de temas específicos, com o objetivo de mapear tendências, identificar lacunas e propor novas agendas de pesquisa.
  • Ensaios Teóricos: discutem fundamentos conceituais, problematizam práticas vigentes e propõem novas interpretações ou modelos teóricos no campo da saúde e da enfermagem.
  • Estudos de Caso: descrevem, com profundidade e contextualização, experiências clínicas, gerenciais, educacionais ou comunitárias, com potencial de replicabilidade e aprendizado para a prática profissional.
  • Pesquisas Qualitativas: exploram sentidos, percepções, experiências e práticas dos sujeitos envolvidos no cuidado em saúde, com abordagens como análise temática, análise de conteúdo, teoria fundamentada, etnografia, entre outras.
  • Relatos de Experiência: descrevem intervenções inovadoras, práticas exitosas ou desafios enfrentados na atuação profissional em enfermagem e saúde coletiva, com reflexão crítica e potencial de aplicabilidade em outros contextos.
  • Protocolos de Pesquisa: apresentam, de forma detalhada e justificada, os métodos planejados para estudos ainda não concluídos, promovendo transparência e confiabilidade científica.
  • Resenhas Críticas de Livros: analisam obras recentes de interesse para a enfermagem, saúde pública, bioética, educação em saúde e áreas correlatas, contribuindo para o debate acadêmico e a formação crítica dos leitores.

 

A Kariri Science – CECAPE Nursing adota os princípios da ciência aberta, promove a transparência, o acesso livre ao conhecimento e o compromisso com a ética, a reprodutibilidade e o rigor científico. A revista se posiciona como espaço qualificado para o diálogo acadêmico e o fortalecimento da Enfermagem Baseada em Evidências e das práticas em saúde que impactam positivamente a sociedade.

PROCESSO DE AVALIAÇÃO PELOS PARES

Os manuscritos submetidos à Kariri Science – CECAPE Nursing que estiverem de acordo com a política editorial e com as Diretrizes para Autores passam, inicialmente, por uma triagem editorial que avalia a adequação temática ao escopo da revista, a originalidade da contribuição científica e a conformidade com os critérios formais de submissão.

Após aprovação nessa etapa preliminar, os manuscritos são submetidos a uma análise de similaridade textual utilizando software antiplágio (Plagius®). Casos em que se identifique um índice elevado de similaridade não justificada resultam na rejeição imediata do artigo. A decisão sobre essa etapa cabe exclusivamente à equipe editorial.

Os manuscritos aprovados seguem para a etapa de avaliação por pares (peer review), sendo encaminhados a pareceristas ad hoc com comprovada expertise na área temática abordada. Cada trabalho é avaliado por dois revisores independentes. Em situações de pareceres divergentes, um terceiro revisor é acionado para emissão do parecer decisivo.

A revista adota o modelo double blind peer review, garantindo o anonimato recíproco entre autores e avaliadores, o que assegura a imparcialidade, a ética e a integridade do processo de avaliação científica. Todos os dados de identificação dos autores são removidos antes do envio aos revisores, e a identidade dos pareceristas permanece confidencial em todas as fases.

O tempo médio estimado para o processo de avaliação é de até 60 dias, podendo ser ampliado em função da complexidade editorial ou da demanda do número de submissões.

As decisões editoriais baseadas nos pareceres podem resultar em uma das seguintes situações:

a) Aceitação integral do manuscrito;
b) Aceitação condicionada a revisões e ajustes sugeridos pelos pareceristas;
c) Rejeição do manuscrito com justificativa técnica.

Em qualquer dos casos, os autores são formalmente comunicados e recebem os pareceres completos para ciência e, quando necessário, adequação do conteúdo.

A decisão final sobre a publicação do manuscrito é de responsabilidade exclusiva dos Editores Científicos, que podem realizar correções gramaticais, ortográficas e de estilo, com vistas à uniformização dos textos conforme o padrão editorial da revista.

Quando identificados problemas significativos de estrutura, redação científica ou inconsistências metodológicas, o manuscrito será devolvido aos autores para ajustes, com prazo estabelecido para reapresentação. O descumprimento desses prazos pode implicar em rejeição editorial por inobservância das diretrizes.

Importante: Manuscritos submetidos fora das normas de formatação e estrutura científica exigidas pela Kariri Science – CECAPE Nursing poderão ser rejeitados imediatamente, sem avaliação de mérito, a fim de garantir a fluidez e o rigor do processo editorial.

PERIODICIDADE

A Kariri Science – CECAPE Nursing é uma revista científica de periodicidade trimestral, com edições publicadas regularmente nos meses de março, junho, setembro e dezembro de cada ano. A revista organiza suas edições de forma contínua dentro de cada trimestre, assegurando agilidade na divulgação dos resultados científicos e contribuindo para o avanço do conhecimento na área da Enfermagem e das Ciências da Saúde.

POLÍTICA DE ACESSO LIVRE

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

© Faculdade CECAPE – Todos os direitos reservados

CANAIS DE COMUNICAÇÃO

  • Secretaria Acadêmica
  • Atendimento Clínicas
  • Setor Financeiro
  • Setor Comercial

ACESSO RÁPIDO

  • - Educa Mobile
  • - Área do Aluno
  • - Área do Professor
  • - Chamado T.I.
  • - Processo Seletivo
  • - Calendário Acadêmico
  • - Sorteio do Consultório
  • - Ouvidoria
  • - Trabalhe Conosco

ENDEREÇO

  • Unidade 1:
    Avenida Padre Cícero, n° 3917 - bairro São José - Juazeiro do Norte - CE
  • Unidade 2:
    Rua Sulino Duda, n° 113 - bairro Triângulo - Juazeiro do Norte - CE
  • Baixe nossa logo
Configurações de Cookies
Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o uso de TODOS os cookies.
AceitarRejeitar
Gerenciar o consentimento

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Sempre ativado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checkbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytics
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
Others
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
SALVAR E ACEITAR

Consultoria Educacional